Com reorganização da Zona de Convergência do Atlântico Sul sobre o Brasil, as chuva voltou forte e volumosa Minas Gerais, Espírito Santo e sobre o Rio de Janeiro. Mas no caso de Minas e do estado do Rio, de ontem para a hoje a chuva intensa caiu justamente nas áreas que estavam quase sem chuva e muito quentes há pelo menos três semanas, como o Noroeste mineiro, o Norte/Noroeste Fluminense, o Vale do Rio Doce e o Vale do Jequitinhonha. Na parte do norte do Espírito Santo ainda havia chovido pouco até o meio da manhã desta quarta-feira.

No Espírito Santo, o CEMADEN registrou em 24 horas quase 93 mm em Alfredo Chaves. Em Minas Gerais, foram 139 mm em Itabira. Em Campos dos Goytacazes, o INMET registrou 73 mm em 24 horas. Todas as medidas consideram o período entre 7h ou 9h a manhã de ontem, 30, e 7h ou 9h da manhã de hoje.

 

Mais chuva

A chuva vai continuar nos próximos dias sobre o Espírito Santo e em todo o centro-norte e leste de Minas Gerais. Pelo menos até a segunda-feira, as áreas de instabilidade da ZCAS persistem e serão reforçadas no fim de semana. Entre o sábado, 3, e a segunda-feira, 5 de fevereiro, a chuva tende ser mais forte e volumosa.

Já no Norte e Noroeste Fluminense, a tendência é de chuva fraca a moderada até a sexta-feira, mas também tende a intensificar no fim de semana.

 

Confira alguns volumes de chuva registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia, CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais) e pelo Alerta Rio – Prefeitura do Rio de Janeiro.