O Espírito Santo atingiu, nesta terça-feira (3), a maior taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com Covid-19 desde julho. De acordo com os dados do Painel de Ocupação de Leitos, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o índice nos hospitais capixabas está em 76,32%.
O histórico do painel desenvolvido pela Sesa mostra que esse é o maior número desde 17 de julho, quando a taxa registrada foi de 76,14%.
Atualmente, o Espírito Santo conta com 397 leitos de UTI exclusivos para o tratamento de pacientes com a Covid-19. Desse total, 303 deles estão ocupados, segundo os dados da Sesa.
No entanto, o governo tem capacidade de ampliar esse número para 715 vagas, que foram criadas durante os primeiros meses da pandemia no Estado. Levando em conta essa ampliação dos leitos, a taxa de ocupação é de 42,38%
Com a redução na demanda por leitos, após o pico da doença em julho, parte desses leitos foi revertida para tratar pacientes com outras doenças. No entanto, o governo explicou que, caso a demanda por internações volte a crescer, essas vagas serão novamente destinadas a pacientes com Covid-19.
Fonte: Tribuna Online